quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Richie Campbell + Alborosie @ Campo Pequeno 30.11.11


por Marta Baptista | Fotos Victor Barros


Ao entrar podia ler-se no palco “Positive Vibes: One Love, One Heart, One Destiny”, frase que deixava antever o ambiente de good vibes que se iria sentir durante as próximas horas.
Foi um Campo Pequeno praticamente cheio que recebeu Dengaz às 9h da noite. O músico português deu um concerto de cerca de meia hora, onde se puderam ouviram sons reggae, sempre com o toque de hip-hop de Dengaz. AGIR também subiu ao palco para cantar uma música com Dengaz. O público aplaudia e cantava alguns refrães, mas quando Dengaz perguntou “Querem ver Richie Campbell? Querem ver Alborosie?”, o entusiasmo da resposta não deixou lugar para dúvidas sobre quem o público queria ouvir.




A expectativa cresce, e o músico português Richie Campbell sobe finalmente ao palco de um Campo Pequeno esgotadíssimo, sob uma gritaria imensa. Ouvem-se temas como “Love Me So” ou “Never Lose My Faith”. A plateia abana-se aos sons reggae, e Richie afirma “Hoje faz-se história no Campo Pequeno, com o primeiro concerto reggae desta sala.” Os gritos quase abafam a voz do próprio cantor.





Segue-se uma cover de “I Need a Dollar”, de Aloe Blacc, “Please”, “Missing You”, e “Everytime I Cry”. Os espectadores fazem o coro, e vibram com Richie Campbell, que pede um grande salto em conjunto, em honra do reggae nacional.
Dengaz sobe novamente ao palco e junta-se a Richie para cantarem “From The Heart”.
Mais palmas, mais gritos, as luzes do palco apagam-se e o entusiasmo chega ao rubro.
Querem mais Richie, e o cantor não se faz rogado. No encore a plateia salta e canta ao som de “Blame It On Me”,“Love Story” e "Whoa".
Aplausos, gritos, assobios, e vontade de ver mais.
Mas era chegada a hora do siciliano Alborosie subir ao palco.
“No Cocaine”, “Herbalist” e “Police” foram temas que puseram os espectadores a vibrar logo desde início.
Ouve-se Alborosie gritar “Lisbon I love you”, e o público dança ao som de “Respect”. Segue-se “Money”, e o cantor aproveita para deixar uma mensagem aos fãs: “Nunca na vossa vida se vendam por dinheiro. Acreditem no vosso coração e na vossa alma.”






Houve ainda tempo para Alborosie ensinar alguns passos de dança reggae, e Alborosie pergunta “Querem mais?”, e ouve-se um sim geral. O cantor corresponde com “One Day” e “Jah Jah Crown”.

Até o baterista entoa as primeiras notas de “Murderer”, e o teclista não quis ficar atrás, cantando de seguida uma cover de “Papa Americano”. Alborosie abandona o palco debaixo de uma chuva de palmas e gritos, que só cessam com o regresso do cantor.



O espectáculo termina em grande com “Kingston Town”.
A reacção do público não deixa lugar a dúvidas, e certamente será apenas o primeiro de muitos concertos reggae nas grandes salas de espectáculos em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário